Aprisco ou rebanho?


Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:16

Tudo o que o homem faz tem muros, cercas e fronteiras. Respeitamos esses limites ou não, identificamos as coisas por estarem dentro ou fora. Reconhecemos as pessoas por pertencerem ou não aos limites impostos por esses muros. É a cerca ou o muro o poder que as mantém ali.

Quando Deus deu ao homem o judaísmo, uma religião de formas, leis e rituais, criou todo um sistema que mantivesse o homem dentro de seus muros e reunido por suas cercas. O Senhor se referia aos israelitas como Suas ovelhas reunidas pelas cercas de um aprisco.

Aprisco é o lugar onde mantemos cabras e ovelhas, também chamado de curral quando usado genericamente para gado. Lembro-me de um aprisco que construí em um sítio que tive e a coisa mais difícil era levar as cabras para dentro dele e mantê-las ali. Era preciso vigiar, ou elas acabavam pulando o portão ou se esgueirando por entre os arames da cerca.

As ovelhas eram mais dóceis e descobri que não precisava enxotá-las para dentro do aprisco quando as queria lá. Bastava caminhar na frente e elas me seguiam mansamente.

O Senhor disse aos seus discípulos judeus que tinha outras ovelhas que não pertenciam ao aprisco ou sistema religioso judaico. Um dia Ele as iria chamar, elas ouviriam Sua voz e O seguiriam. Não haveria mais um aprisco, mas um rebanho, que é a simples reunião das ovelhas em torno de seu Pastor.

Enquanto o aprisco precisa de cercas para reunir as ovelhas, o rebanho precisa apenas de um pastor que as atraia e a quem elas sigam. No primeiro caso elas permanecem onde estão pelos limites impostos. No segundo, são atraídas como a um imã, sem necessitar de cercas ou muros. No primeiro, é a cerca ao redor que as reúne. No segundo, é o pastor no centro que as atrai.

O que mantém você onde está, a religião ou o Pastor? Onde está você, no aprisco ou no rebanho?
...aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20

Dia a Dia
CHARLES R. SWINDOLL
Buscar a Deus diariamente é uma tarefa que exige muita disciplina, especialmente diante da correria que a vida moderna nos impõe. Dia a dia é um devocional diferenciado, que procura ir além da reflexão estritamente espiritual, oferecendo também uma palavra de motivação para encararmos a jornada de trabalho, afazeres domésticos e criação de filhos. Outro diferencial deste livro é seu autor, profundo conhecedor da palavra, Swindoll nos leva a um nível de espiritualidade cada vez mais profundo.
Dia a dia é um convite para uma jornada de crescimento espiritual que pode começar a qualquer momento durante o ano. Uma maneira cativante de aproximar-se cada vez mais do coração de Deus, através de breves encontros com ele. São 365 mensagens diárias elaboradas por Charles Swindoll, comunicador magistral, cujas histórias cativantes ajudaram milhões de pessoas a encontrar e construir relacionamentos significativos com Deus. Dia a dia oferece justamente o que você precisa para abrir o coração para o amor e direção de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares